Quem sou eu

Meu nome é Rodrigo Gonçalves, comecei a trabalhar com marketing digital há 20 anos, quando eu tinha apenas 13 anos de idade. No final de 2001 comecei a trabalhar com o Mercado Livre, fui afiliado através do antigo Programa Mercado Sócios, e recebia comissões pelas vendas realizadas em sites que eu intermediava a publicidade. Como eu era muito novo, lembro perfeitamente que eu engrossa a voz no telefone, para parecer mais velho e passar credibilidade, para negociar com webmasters (donos de sites) espaço publicitário para divulgar o Mercado Livre! 😂

Fonte: Wayback Machine

Em 2002 lancei o meu primeiro site, o Etudo.com, era um portal agregador de links, com notícias,  previsão do tempo, e um concurso de sites (E-Top topsites). O significado do nome inicialmente era Emotion Tudo e depois mudou para Encontre Tudo.

Fonte: Wayback Machine

Nessa época o Google não era muito conhecido, existiam diversos sites de agregadores de links (catálogo com reviews de sites classificados em diversas categorias), esses agregadores eram muito úteis pra quem quisesse encontrar algum assunto na internet através de uma fonte confiável. Alguns amigos que acessavam o Etudo me perguntavam com frequência se eu já o tinha atualizado, por isso fui apelidado de Etudo.

No mesmo ano de 2004, aos 16 anos de idade (fui emancipado para abrir a minha primeira empresa), me tornei um dos maiores Mercado Sócios do Mercado Livre, fui convidado a conhecer a sede da empresa no Brasil, que na época já ocupava diversos andares de um grande prédio comercial no Novo Broklyn em São Paulo. Conheci pessoalmente o Gessoni e a Ana Paula, responsáveis pelo Mercado Sócio, infelizmente não pude conhecer o presidente e co-fundador da empresa, Stelleo Tolda, pois ele estava viajando.

No mesmo ano de 2004 meu pai faleceu e foi um trauma bem grande pra mim, no início de 2005 deixei de trabalhar com o Mercado Sócios e fali (quebrei financeiramente) pela primeira vez, no ano seguinte continuei trabalhando apenas importando produtos e vendendo no Mercado Livre.

Em 2008 descobri os e-books, navegando em sites internacionais. Resolvi escrever o meu primeiro e-book: Mercado Revelado www.mercadorevelado.com , no qual eu ensinava a trabalhar com o Mercado Livre. Nessa época não existia nenhuma plataforma de comercialização de Info Produtos e de Afiliados no Brasil, então contratei um desenvolvedor (sem contrato de trabalho, um dos meus grandes erros). Fiz toda a arquitetura do sistema – me inspirei no modelo de negócio do clickbank.com , paguei o desenvolvedor para criar a plataforma. Em 2010 lançamos a ebookmundial.com , primeira plataforma de produtos digitais (próprios) e de afiliados do Brasil. Faturei mais de 1 milhão de reais apenas vendendo os meus e-books.

 

Nessa mesma época eu conheci o Conrado Adolpho, hoje um dos maiores nomes do marketing digital no Brasil.

 

Seis anos mais tarde eu fali pela segunda vez, num artigo que escrevi no LinkEdin e que já teve milhares de acessos, graças a uma publicação no facebook da comunidade Startup Brasil, conto em detalhes sobre as 3 vezes que já quebrei, veja em Como eu perdi 250 mil reais com a minha Startup .

Em 2018, 10 anos após eu descobrir o maravilhoso mundo dos InfoProdutos e Afiliados, voltei a trabalhar com esse mercado que cresceu absurdamente MUITO nesses últimos anos no Brasil, e acredito que ainda há espaço para crescer muito mais. Depois de cometer muitos erros, voltei a acertar, e dessa vez, sem perder o FOCO e fazendo a coisa CERTA, principalmente, procurando me cercar das pessoas certas.

 

Atualmente eu tenho duas empresas, a SoftPampa e a XtremePlan. A primeira é uma empresa de desenvolvimento de softwares e serviços com soluções voltadas ao marketing digital. A segunda, é uma rede de afiliados, de infoprodutos próprios e de co-produções.